O PSOL anunciou, nesta segunda-feira (20), o apoio à candidatura do deputado federal Zé Neto (PT) para a prefeitura de Feira de Santana. O vereador Jhonatas Monteiro, principal liderança política do partido no município, revelou ao Portal MASSA! que o motivo da aliança é acabar com o grupo de Zé Ronaldo (União), que está no poder há 24 anos, "produzindo desastre".
"As eleições de 2024 envolvem a escolha entre o continuísmo de um mesmo grupo político que controla a Prefeitura há mais de 20 anos e que tem produzido um desastre do ponto de vista da gestão municipal, como o atual governo é um exemplo. E, do outro lado, a possibilidade de construir algum tipo de alternativa que democratize o funcionamento da administração, que popularize aquilo que é a gestão municipal, no sentido de colocar no centro os interesses da maioria da população em sua diversidade. Esse é o embate colocado nessas eleições", pontuou o vereador.
Para Jhonatas, além do retrocesso por conta da continuidade no poder de mais de duas décadas, a chapa de Zé Ronaldo apresenta um perigo devido à aliança feita com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
"A pré-candidatura do ex-prefeito José Ronaldo já se aliou com o que existe, inclusive, de pior nascido nos últimos anos na política do país, que é a extrema-direita, o bolsonarismo, segmentos golpistas, que sequer têm respeito ao mínimo de democracia que se conquistou no Brasil nos últimos anos. Então, existe um risco pela continuidade do abandono que o povo feirense já vivencia, sobretudo nas periferias e comunidades rurais", destacou Jhonatas.