Minas Gerais é muito provavelmente o estado mais influente nas eleições presidenciais do Brasil. Para se ter uma ideia, todos os presidentes que venceram no estado também venceram as eleições nacionais. E é exatamente lá que o ex-presidente Jair Bolsonaro quer construir uma base forte, inclusive participando de eventos na terça-feira (2) e nesta quarta-feira (3), no interior do estado mineiro.
A ideia é impulsionar o maior número possível de prefeitos e vereadores da base bolsonarista eleita, especialmente nos grandes centros como Belo Horizonte, Uberaba, Divinópolis, Contagem e Uberlândia.
Uma das razões para concentrar cada vez mais prefeitos é tentar melhorar sua imagem perante a população, já que Bolsonaro está sendo investigado pela Polícia Federal em mais de um inquérito.
Em Minas, Bolsonaro conta com alguns aliados fortes, como o deputado estadual mais votado da história do estado, Bruno Engler (PL-MG), um bolsonarista fervoroso que frequentemente apoia o ex-presidente na mídia, inclusive envolvendo-se em polêmicas com personalidades como Anitta e Felipe Neto. Bruno será candidato à prefeitura de Belo Horizonte e, até o momento, está empatado na liderança das pesquisas junto com o ex-deputado estadual João Leite (PSDB) e o senador Carlos Viana (Podemos).
Outro trunfo para Bolsonaro é o deputado federal Nikolas Ferreira, extremamente ativo nas redes sociais e com uma imagem de bom moço. O jovem bateu recordes e foi o deputado mais votado do país. A intenção da base bolsonarista é utilizá-lo para apoiar outros políticos na busca por mais prefeituras em Minas Gerais.