O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta sexta-feira (21), que o PT irá apoiar partidos aliados em cidades onde não tiver um candidato próprio. O apoio está relacionado a interesses no Congresso e até às eleições de 2026, visando impedir o crescimento dos bolsonaristas.
“Em outras cidades importantes, nós temos interesse de ter candidatos, nós vamos lançar. Onde eu não tiver candidato, eu vou apoiar o candidato aliado. O que eu não quero é que os adversários ganhem, porque os adversários são negacionistas”, disse Lula, em Teresina, onde irá apoiar o candidato do próprio PT, Fábio Novo.
Lula também garantiu que irá apoiar a candidatura de Boulos (PSOL) em São Paulo e as reeleições de Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB), no Rio de Janeiro e em Recife, respectivamente.
Leia mais:
Vixe! Fumaça é vista na câmera dos deputados e assusta a população
O presidente afirmou que irá decidir com base no seu apoio no Congresso se irá ou não visitar seu candidato em determinados municípios. Lula irá avaliar se existe uma rachadura entre o político escolhido por ele e seus partidos aliados.