A Rua Waldemar Falcão, no bairro de Brotas, em Salvador, amanheceu tomada por 'santinhos' políticos, neste domingo (6), o que é crime eleitoral. A reportagem do Portal Massa! flagrou a situação em frente ao Colégio Estadual de Tempo Integral Luiz Viana.
Nos registros, um comerciante que trabalha em frente ao colégio aparece tentando amenizar a sujeira varrendo uma parte do local.
Vale lembrar que a prática de espalhar santinhos e outros materiais impressos pelas ruas, na véspera e no dia da eleição, conhecida também como 'derramamento de santinhos', é um crime eleitoral, de acordo com o Art. 39, §5°, inc. III, da Lei n. 9.504/97.
A prática ilegal pode acarretar em pena e detenção de seis meses a um ano, inclusive com multas que podem variar de R$ 2 a R$ 5 mi, além de punições para os próprios candidatos.
Mas, além dos santinhos, outra movimentação foi registrada também em frente ao colégio. Uma longa fila de eleitores se formou desde cedo, mesmo antes dos portões do Colégio Luiz Viana serem abertos.
Confira: