Você sabia que não são todas as cidades da Bahia que podem ter 2º turno nas eleições municipais? Pois é. Mesmo que um candidato não consiga atingir a maioria dos votos no dia 6 de outubro, em boas parte das cidades do estado ele será eleito. Isso ocorre porque, segundo a Legislação Brasileira, cidades com menos 200 mil habitantes serão definidas em turno único.
Na Bahia, apenas Camaçari, Feira de Santana, Salvador e Vitória da Conquista têm direito a um segundo turno. Nessas quatro cidades, caso nenhum candidato atinja mais de 50% dos votos válidos, que excluem votos nulos e brancos, os eleitores terão que retornar às urnas no dia 27 de outubro.
Leia mais:
Mais um! Candidato morre após passar mal em cidade baiana
Condenado por estupro, candidato a vereador tem candidatura indeferida
Em 2020, Camaçari tinha menos de 200 mil habitantes. Porém, a cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) vem demonstrando um crescimento enorme e, agora, entrou no clubinho da segunda chance.
Feira de Santana e Vitória da Conquista foram as únicas cidades em 2020 a registrar um segundo turno. Na Princesinha do Sertão, a vitória ficou com Colbert Martins (MDB); já em Conquista, Herzem Gusmão (MDB) levou a melhor, mas veio a falecer em 2021, em decorrência da Covid-19, sendo substituído por Sheila Lemos (União).