31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eleições 2024

Se ligue! - 29/02/2024, 18:47 - Cássio Moreira- Atualizado em 03/03/2024, 11:25

Eleições: Juazeiro vira alvo do grupo de Jero contra prefeita

Nomes ligados ao governador querem bater de frente com prefeita Suzana Ramos

Federação Brasil da Esperança conta com três nomes para enfrentar Suzana Ramos
Federação Brasil da Esperança conta com três nomes para enfrentar Suzana Ramos |  Foto: Cássio Moreira/Portal MASSA!/Prefeitura de Juazeiro/Reprodução/Instagram

"Na margem do São Francisco nasceu a beleza". Eternizada em um dos grandes clássicos do forró, Juazeiro é terra de João Gilberto e Ivete Sangalo. Mais do que isso, é palco de um dos mais interessantes cenários políticos, e deve pegar fogo nas eleições municipais de outubro.

Formada por PT, PCdoB e PV, a Federação Brasil da Esperança conta com três pré-candidatos. Os deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), importantes figuras da política local, e o ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) são os nomes do bloco. Caberá ao grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) um consenso sobre quem representará a turma nas urnas.

Imagem ilustrativa da imagem Eleições: Juazeiro vira alvo do grupo de Jero contra prefeita
Foto: Cássio Moreira/Divugação/Alba/Reprodução/Instagram

Quem também aparece como pré-candidato da base é Andrei Gonçalces (MDB), conhecido popularmente como 'Andrei da Caixa'. Na última terça-feira (27), o deputado Roberto Carlos recebeu o Portal MASSA! em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e abriu o jogo sobre as negociações.

Ex-aliado da prefeita Suzana Ramos (PSDB), que deve ser candidata à reeleição, Roberto rompeu no final de 2023 para atender, segundo ele, os anseios de lideranças políticas próximas a ele. O parlamentar, que fez parte da sua carreira no PDT, mas migrou para o PV em 2022, acusou a gestora de não cumprir com uma série de acordos firmados.

Aspas

Ela foi por outros caminhos e eu não poderia mais continuar na base aliada dela

Deputado Roberto Carlos

"Em dezembro eu conversei com a prefeita Suzana Ramos, disse a ela que não poderia mais continuar dando apoio a ela porque ela não cumpriu com o nosso acordo, que era apoiar o governador Jerônimo Rodrigues, me apoiar como deputado estadual, e apoiar o ex-deputado federal Joseph Bandeira. Ela foi por outros caminhos e eu não poderia mais continuar na base aliada dela, até porque, atendendo aos anseios da população de Juazeiro, de muita gente, eu tive que me lançar pré-candidato a prefeito de Juazeiro", iniciou o deputado, que também preside a Juazeirense.

Roberto Carlos também pontuou a necessidade de união dentro da federação e dos demais partidos da base do governador Jerônimo, além de afirmar que dos nomes colocados, ele é o mais próxima do presida Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Aspas

Nenhum político é mais próximo de Wagner, Rui, Lula e Jerônimo do que eu

Deputado Roberto Carlos

"Tenho recebido muito apoio importante, tenho conversado com o ex-prefeito Joseph Bandeira, que tem sinalizado que pode me apoiar. Tenho conversado com o próprio deputado Zó, com Andrei, que é candidato do MDB, com Isaac Carvalho e com outras lideranças políticas, presidentes de partidos, vereadores, ex-vereadores, e estou buscando me viabilizar dentro da federação, porque eu pertenço a uma federação que tem vários pré-candidatos. Pela minha história, pela minha convivência com os outros políticos, acho que posso ser o escolhido da federação e ser o candidato do nosso governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, que eu digo com toda a modéstia: nenhum político é mais próximo de Wagner, Rui, Lula e Jerônimo do que eu", pontuou.

"Conversa é conversa. Na política nós temos que argumentar, conversar, até porque o governador Jerônimo pediu para que a gente pudesse acelerar esse processo, porque ele não vai arbitrar, ele é democrático [...] O governador perdeu em Juazeiro e quer reparar, ter um prefeito que possa melhorar a cidade de Juazeiro. Essas conversas estão nas preliminares. Ainda não chegamos em uma conclusão para definir o candidato a prefeito de Juazeiro, mas está bem acelerado o processo", completou o deputado.

Ex-vereadora de Juazeiro, a prefeita Suzana Ramos (PSDB), que venceu o então prefeito Paulo Bomfim (PT) em 2020, chegou a ensaiar uma aproximação com o governador Jerônimo, mesmo depois de apoiar ACM Neto (União Brasil) na disputa pelo Palácio de Ondina em 2022. O flerte, que passou pela tentativa de 'match' entre governo e tucanos, ficou só na paquera. No pleito estadual, a 'prefs' testou o nome do filho, Jordávio Ramos, para deputado estadual. A estratégia deu certo, com o médico agarrando uma cadeira na Alba e levando 37.860 votos no município.

"Continuo firme"

Procurado pelo Portal MASSA!, o deputado estadual Zó (PCdoB) disse confirmou as conversas com os demais pré-candidatos, mas garantiu que sua pré-candidatura continua firme para representar o PCdoB e a base governista. Historicamente, Juazeiro é uma das cidades mais importantes para os comunistas baianos.

Aspas

Existem outros pré-candidatos, mas a gente tem conversado sobre isso

Deputado Zó

"Continuo firme [...] Existem outros pré-candidatos, mas a gente tem conversado sobre isso. É sentar para trabalhar para saber quem será candidato", afirmou Zó.

O Portal MASSA! também tentou contato com a prefeita Suzana Ramos para saber sobre a sua candidatura e conversas com os demais partidos da base, mas não obteve retorno.

exclamção leia também