Com início do Defeso Eleitoral neste sábado (6), a Prefeitura de Salvador reforçou a divulgação das condutas vedadas aos agentes públicos durante as eleições municipais de 2024. Para orientar gestores, servidores e funcionários da administração direta e indireta, um Manual de Orientações Gerais foi elaborado e divulgado pela Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PMGS).
O documento reúne regras, restrições e o entendimento da justiça eleitoral sobre diversos elementos e situações concretas que fazem parte do cotidiano do serviço público. Dentre eles estão a efetivação de contratos, convênios, concursos públicos, programas sociais, inaugurações de obras, uso de bens e serviços públicos.
Leia também:
Sandro Régis reforça apoio a Alipinho em Ipiaú nas eleições 2024
De olho nas eleições, PSB rompe com Marão em Ilhéus
Bruno Kings afirma que vai levar Salvador "para outro patamar"
A legislação eleitoral, prevista na Lei Federal nº 9.504/97, na Resolução do TSE nº 23.735/2024 e no Decreto municipal nº 38.439/2024, tem como objetivo garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos que vão disputar a eleição municipal.
“Os gestores públicos devem, na tomada de decisão, evitar as práticas que possam comprometer a lisura e moralidade das eleições”, disse o procurador-geral Eduardo Vaz Porto.
“O papel da PGMS é viabilizar a segurança jurídica na administração municipal, assegurando um atendimento impessoal, uniforme e eficiente a todos os cidadãos e entidades soteropolitanos, independente de siglas ou preferências político-partidárias”, completou.
Apresentação
Houve, na última semana, uma reunião entre secretários, dirigentes e gestores, além da participação do procurador-geral e dos integrantes do Grupo de Trabalho Eleitoral (PGMS/GTE), os procuradores André Carneiro e Paulo Victor Sena, na qual o manual foi apresentado.
Na oportunidade, também foram alertados os riscos do descumprimento das condutas vedadas, que implica em graves consequências, tanto para os servidores, quanto para os pretensos candidatos.
A publicidade institucional foi tratada em reunião específica com as assessorias de comunicação dos órgãos e entidades, contando com a participação da secretária de Comunicação do Município (Secom), Renata Vidal. O encontro serviu para esclarecimento das dúvidas eleitorais relativas aos setores de assessoria de imprensa, redes sociais, publicidade e propaganda e eventos.