29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eleições 2024

Vixe! - 02/10/2024, 15:51 - Da Redação - Atualizado em 03/10/2024, 14:28

Candidatos a vereador alegam falta de dinheiro do fundo partidário

Manifestantes são ligados a Geraldo Jr.

Sobrou até para os deputados Isidório e Luciano Araújo
Sobrou até para os deputados Isidório e Luciano Araújo |  Foto: Divulgação

Candidatos a vereador do grupo de Geraldo Jr. realizaram um protesto, nesta quarta-feira (2), em frente ao comitê do emedebista, em Salvador. Os aspirantes a edil reclamaram da falta de repasse do fundo partidário durante as eleições.

Em uma faixa, os manifestantes cobraram o repasse das cotas, afirmando que alguns candidatos são beneficiados e outros não. Eles também pediram a renúncia dos deputados Pastor Sargento Isidório (Avante) e Luciano Araújo (Solidariedade) como presidentes de suas respectivas legendas.

Leia mais:

Leandro de Jesus chama candidatura de Geraldo Jr. de “vexame”

Eleições: tarifa zero no buzu? Saiba se em Salvador vai rolar

Os candidatos a vereador alegam que estão fazendo campanha gratuita para Geraldo Jr. Cadê o dinheiro do Fundo Partidário? Por que só alguns ligados ao presidente receberam os valores em dinheiro e o restante não? Qual foi o acordo e quem fez esse acordo com a majoritária de Geraldo Júnior para usar nossa imagem e nos usar como cabo eleitoral em seu material de campanha?", questiona o banner.

O Solidariedade se defendeu, em nota enviada ao Portal Massa!, afirmando que o diretório estadual não recebeu o repasse do fundo partidário. A sigla também explicou que, pelo fato de a Bahia não ter um deputado estadual do partido, o orçamento fica reduzido.

Leia nota na íntegra:

A direção do Solidariedade-Bahia informa que o Diretório Estadual e o Municipal não receberam recursos do Fundo Partidário para as eleições em Salvador. E as questões de cotas femininas e racial foram preenchidas diretamente pela Direção Nacional e não foram administrados recursos neste sentido pelo Diretório Estadual. Questões desse tipo estão ocorrendo com todos os partidos, ainda mais legendas que têm poucos deputados federais, como o Solidariedade. Os recursos nacionais são pequenos. Como a Bahia não tem deputado federal, o recurso para o nosso estado é ainda mais limitado. Os candidatos ao Legislativo de Salvador que receberam a verba foram contemplados com repasse feito diretamente pelo Diretório Nacional.

Obviamente, há candidatos reclamando, inclusive de grandes partidos. A distribuição do Fundo não é feita de forma igualitária em nenhum partido. Se for distribuir de forma igualitária, não há como atender a todos. Portanto, a legenda prioriza partindo algumas regras, como por exemplo, alguns candidatos que têm mais tempo de filiação, tenham mandatos e viabilidade de eleição. Infelizmente, não há condições de distribuição para todos os candidatos. O partido está priorizando chapas majoritárias de prefeito e vice. E há candidatos a prefeito e a vice que não estão recebendo. Essa questão está ocorrendo em outras legendas.

exclamção leia também