O PSD da Bahia desistiu de apoiar o candidato a prefeito de Ilhéus, Bento Lima, após uma operação da Polícia Federal, nesta quinta-feira (26), que apura corrupção na prefeitura do município. O partido também pediu para que Bento desista da sua candidatura. Vale lembrar que ele também está sendo acusado de participar dos esquemas, quando era secretário municipal na gestão do prefeito Marão (PSD).
"Diante das evidências reveladas até o momento pela investigação, que também envolve o prefeito Mário Alexandre, o PSD-BA considera prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus. Tal orientação está alinhada com os princípios de ética e transparência que o partido defende, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional, visando preservar a integridade e os valores do PSD", afirma a nota do partido.
O PSD também informou que está atento aos desdobramentos da operação, para tomar uma decisão definitiva sobre a permanência ou não da candidatura de Bento Lima.
Leia mais:
BA: veja valor de apreensão em operação que mira prefeito
Operação da PF mira em prefeito de Ilhéus e aliados; entenda
"Em conformidade com o estatuto do PSD e com os valores que fundamentam a atuação partidária, será instaurado um procedimento interno para a apuração dos fatos. O processo garantirá a ampla defesa e o contraditório, ao final do qual será tomada uma decisão sobre a permanência de Bento Lima como filiado e candidato a prefeito", diz outro trecho da nota.
O que rolou?
Nesta quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Barganha, que investiga um esquema de corrupção na prefeitura de Ilhéus. O prefeito Marão e o então secretário municipal, Bento Lima, são acusados de receber propina para beneficiar empresários em contratos de prestação de serviços.
Durante a ação, a PF apreendeu cerca de R$ 915.990,00.