O prefeito de Itajú do Colônia, Elder Marques Fontes (PSD) foi eleito Presidente da AMURC, juntamente com a sua diretoria, para o biênio 2025-2026, nesta quinta-feira (6), na sede da Associação.
Durante a sua fala, o prefeito Elder destacou que a AMURC é uma das instituições mais importantes da região, e que conquistou ao longo de 40 anos de fundação, uma grande representatividade política e de influência para o atendimento às pautas municipalistas que mais impactam o dia a dia do cidadão.
Ele ainda fez uma convocação a todos os prefeitos, no sentido de estarem unidos para o fortalecimento da região. “Nós vamos debater juntos e, por isso, vamos precisar nos unir para deliberar sobre assuntos em comuns a nossa região. Precisamos permanecer unidos para defender as pautas que influenciam diretamente nos nossos municípios”, destacou o presidente.
Leia mais:
Ciro Gomes entra na guerra dos bonés: "Vão trabalhar, vagabundos"
"Pode tirar o cavalo da chuva", brada Lula sobre novo governo Bolsonaro
O Reitor da Uesc, Alessandro Santana destacou o trabalho de atuação da AMURC em prol do fortalecimento dos municípios, através do programa de qualificação dos servidores municipais em parceria com a UESC e Proex. Aliado a isso, colocou a instituição a disposição dos prefeitos para trabalhar em rede de colaboração.
A reitora da UFSB, Joana Guimarães destacou a grande parceria estabelecida com a Associação, desde a fundação da universidade na sede da AMURC. Ela ainda ressaltou que “está à disposição dos prefeitos para estreitar e dialogar sobre projetos e parcerias visando o desenvolvimento dos municípios”.
Currículo e composição da nova diretoria
Elder Marques Fontes (PSD) é bacharel em direito, advogado, produtor rural e encontra-se no seu primeiro mandato como prefeito de Itajú do Colônia. A frente da presidência da AMURC, o prefeito coordenará a instituição juntamente com a seguinte diretoria de prefeitos associados:
Como 1º vice-presidente, Jairo Pereira Cruz (AVANTE), do município de Camamu; como 2º vice-presidente, Orleans Mascarenhas dos santos (PSD), do município Jussari; como 1º secretário, Augusto Narciso Castro (PSD), do município de Itabuna; como 2º secretário, Heliton Fabiano Tavares da Silva Pereira (PP) do município de Piraí do Norte; Como 1º tesoureiro, Milton Dias Cerqueira (PSD) do município de Coaraci e como 2º tesoureiro, Hermanio Leonardo Santos da Silva (PSB), do município: Floresta Azul.
No Conselho Consultivo (consórcios), o presidente Paulo César Bomfim de Oliveira (PSD), do município de Camacã; o vice-presidente Marcos Marciel Pinheiro de Jesus (PODEMOS) do município: Almadina; como secretário geral, o prefeito Salomão Brito de Cerqueira (PSD), do município de Ibicuí.
Na composição Conselho Fiscal, como titulares: o prefeito Fernando Mansur Gonzaga (PSD), de Arataca, o prefeito Reinaldo Martins de Almeida (AVANTE) de Itapé, o prefeito Sebastião Moreira (PSB) de Mascote, o prefeito Juraci Dias de Jesus (AVANTE), de Barro Preto e a prefeita Glis Laine Dórea Alves (AVANTE) de Itapitanga.
Como suplentes, o prefeito Robson Venâncio do Nascimento (PT) de Pau Brasil, a prefeita Daiana Santos Santana (AVANTE) de Gandu, o prefeito Rodson Pereira Costa, de São José da Vitória (PODEMOS), o prefeito de Fabiano de Jesus Sampaio (PP), de Firmino Alves e David César Lousada Alvares (AVANTE) de Iguaí.