O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi denunciado pelo crime de transfobia contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Hilton fez a denúncia no Ministério Público Federal e registrou um pedido de indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos. A informação é de Mônica Bergamo.
O episódio aconteceu na semana passada, quando a deputada Erika discutia com a também deputada Júlia Zanatta (PL-SC) e Nikolas interveio em defesa da parlamentar bolsonarista e afirmando a Erika que "pelo menos ela [em referência a Júlia Zanatta] é ela."
Leia mais: Pré-candidata a vice do PSOL alega falta de sintonia entre candidato
Erika argumenta em sua ação que Nikolas "extrapola os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, uma vez que incentiva o ódio, o preconceito e a discriminação contra a população trans e travesti".
Na denúncia, ela pede que o valor requerido da indenização de R$ 5 milhões seja repassada para "a estruturação de centros de cidadania LGBTI+ ou a entidades de acolhimento e promoção de direitos da comunidade".
Nikolas já é reincidente, e foi alvo de processos em outras oportunidades por transfobia. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em dezembro, negou o recurso do deputado e confirmou a condenação em primeira instância que o obrigava a indenizar a também deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) pelo mesmo crime.