A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vota, na tarde desta terça-feira (16), o Projeto de Lei que estabelece o reajuste de 4% no vencimento dos servidores públicos estaduais. A categoria, que protesta nos arredores da Casa, pede um aumento de 9%.
Deputado independente, Hilton Coelho (Psol) defende um aumento maior e a retirada da pauta das votações do dia. O parlamentar ainda diz que faltou diálogo por parte do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Os servidores estão aqui nas galerias da Alba para mostrar todos os protestos do funcionalismo que amargam uma perda de 53,3%, e têm por parte do governo uma oferta de 4%. É uma proposta que não cobre nem a perda que os servidores tiveram no último ano […] Com certeza vai ter uma reposta na tarde hoje. Os servidores vieram para cá para pressionar que o governo retire o PL”, afirmou Hilton.
Questionado, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) defendeu o reajuste anunciado por Jerônimo, e afirmou que o governador buscou atender todas as categorias.
“O governador, de forma inédita, no primeiro ano do seu mandato, deu um reajuste na média de 10,5% quando você pega o impacto nas folhas dos salários de 2022 e 2023. Além disso, o governador atendeu diversas categorias de sindicatos, em conversação na Serin para discutir as pautas específicas […] Óbvio que o servidor quer, precisa, e merece mais, mas o governador tem que ter a responsabilidade de não deixar o povo sem assistência de saúde, de segurança, de estrada, porque o cobertor é curto”, disparou Robinson.