O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta quarta-feira (16), em seu perfil no Twitter, que enviou à Polícia Federal um pedido de investigação às causas do apagão nacional, que aconteceu na última terça (15), em diversos estados do país. O pedido é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que desconfia que pode ter ocorrido algum tipo de sabotagem.
"Enviei na manhã de hoje para a Polícia Federal o pedido do Ministro Alexandre Silveira, relativo à investigação policial sobre a anômala interrupção de energia ocorrida ontem.", revelou
Enviei na manhã de hoje para a Polícia Federal o pedido do Ministro Alexandre Silveira, relativo à investigação policial sobre a anômala interrupção de energia ocorrida ontem. A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) August 16, 2023
O ministro finaliza destacando que é necessária uma investigação mais ampla, uma vez que, há grande possibilidade do sistema ter sido sabotado. "A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu. Assim, é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos."
Em coletiva de imprensa, realizada na última terça, o ministro Alexandre Silveira reforçou suas suspeitas de sabotagem, ao relembrar dos ataques bolsonaristas contra torres de transmissão, no começo deste ano, e ainda criticou a privatização da Eletrobras.
"O que aconteceu hoje é extremamente raro que aconteça, porque nós temos um sistema redundante. Para acontecer um eventos dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade. Ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje", contou
Leia também: