Após Daniel Alves receber a libertação da cadeia mediante pagamento de fiança, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a decisão da Justiça espanhola enquanto discursava na comemoração de aniversário do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele indicou que pessoas com alto poder aquisitivo conseguem manobras para driblar condenações.
"O dinheiro que o Daniel Alves tem, o dinheiro que alguém possa ter, não pode comprar a dignidade da ofensa que um homem faz ao uma mulher praticando estupro. Estamos sabendo agora que o Daniel Alves pode ser libertado se pagar alguma coisa. Aprendi lá em Pernambuco que as pessoas diziam: 'aqui no Nordeste quem tem 20 contos de réis não é preso'. Essa máxima continua", indicou
Faixa de Gaza
Lula voltou a reforçar o discurso de que a Faixa de Gaza tem sido alvo de um "genocídio" por parte de Israel. Pediu um basta para a morte de inocentes e pessoas que "não tem a ver com a guerra".
"Chega de matar mulheres e crianças que não tem nada a ver com essa guerra", exigiu. "Cadê a ONU?", disse em outro momento.
A festa de aniversário que comemora os 44 anos da sigla acontece em uma casa de eventos na cidade de Brasília. Os ingressos custavam entre R$ 350 e R$ 20 mil. Ministros, parlamentares e apoiadores estavam na festa.