O prefeito Bruno Reis (União Brasil) decretou situação de emergência em Salvador em meio às fortes chuvas que atingem a cidade desde sábado (23). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (27).
Leia mais:
Amém! Terceira vítima de deslizamento em Saramandaia é resgatada
Criança soterrada foi resgatada com fratura de pélvis e hemorragia
Água que não acaba! Salvador deve ter chuva até sexta
No documento, o gestor explica que a situação se torna necessária devido ao “forte impacto causado pela existência de uma frente fria, iniciada no dia 23/11/2024 com registro de acumulado de chuvas superior a 360mm”.
A capital baiana registrou o triplo de precipitação esperada para este mês de novembro, totalizando 248,4 mm. O normal seria 108,2 mm, de acordo com dados da Defesa Civil da cidade (Codesal).
“Considerando que este volume de precipitações é superior ao triplo esperado para este período do ano, provocando desastres de intensidade nível I, conforme classificação prevista na Codificação Brasileira de Desastres - COBRADE: 1.1.3.2.1.- deslizamento”, detalhou um trecho do documento.
O decreto também leva em conta as inúmeras sirenes acionadas nas comunidades da capital baiana, em decorrência do tempo chuvoso.
Nesta manhã, o temporal provocou o deslizamento de terra no bairro da Saramandaia, causando o soterramento de ao menos, seis casas. A tragédia ainda resultou na morte de um homem, de 23 anos, identificado como Júnior.
“Considerando que as fortes chuvas foram responsáveis pelo grande número de solicitações de vistorias dirigidas à Defesa Civil e os graves acidentes ocorridos nessas localidades, inclusive alagamentos de grandes proporções”, destacou outra parte do texto.