23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Dia de festa - 29/06/2024, 20:11 - Da Redação

Desfile do 2 de Julho contará com a presença da Câmara de Salvador

Presidente da Câmara deverá estar ao lado de alguns vereadores

Cortejo segue pelas ruas do Centro Histórico, com homenagem aos Heróis da Independência
Cortejo segue pelas ruas do Centro Histórico, com homenagem aos Heróis da Independência |  Foto: Reginaldo Ipê (Ascom/CMS)

O tema do tradicional desfile do 2 de Julho já está definido para este ano que celebra os 201 anos de Independência do Brasil na Bahia e esta edição contará com a participação da Câmara Municipal de Salvador. Carregando o título de “2 de Julho: Povo Independente”, o evento também terá a presença do presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB) e de vários vereadores da capital baiana.

As celebrações vão ter início por volta das 6h com uma alvorada e queima de fogos, com o hasteamento de bandeiras, execução do Hino ao 2 de Julho e colocação de flores no monumento ao General Labatut. Às 7h e às 9h, saem os carros do caboclo e da cabocla, marcando o início do cortejo pelas ruas do Centro Histórico até a praça Thomé de Souza, onde os carros são recolhidos ao caramanchão

“Por mais um ano, vamos às ruas celebrar a data mais importante para a Bahia e uma das mais especiais para o Brasil, pois foi aqui que a independência do povo brasileiro foi consolidada, em 1823”, disse Carlos Muniz sobre o evento.

Pela tarde, o cortejo recomeça na Avenida Sete de Setembro e vai até o Campo Grande. Durante todo o percurso haverá a tradicional 'disputa' de fanfarras e baliza. Por volta das 15h haverá uma cerimônia cívica e às 16h deverá estar acontecendo a chegada dos carros dos caboclos na Praça 2 de Julho

O 2 de Julho celebra a Independência do Brasil na Bahia, em 1823, marcando o fim de um período de 17 meses de conflito entre as tropas brasileiras e portuguesas na então província da Bahia, após a proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

exclamção leia também