O tema do tradicional desfile do 2 de Julho já está definido para este ano que celebra os 201 anos de Independência do Brasil na Bahia e esta edição contará com a participação da Câmara Municipal de Salvador. Carregando o título de “2 de Julho: Povo Independente”, o evento também terá a presença do presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB) e de vários vereadores da capital baiana.
As celebrações vão ter início por volta das 6h com uma alvorada e queima de fogos, com o hasteamento de bandeiras, execução do Hino ao 2 de Julho e colocação de flores no monumento ao General Labatut. Às 7h e às 9h, saem os carros do caboclo e da cabocla, marcando o início do cortejo pelas ruas do Centro Histórico até a praça Thomé de Souza, onde os carros são recolhidos ao caramanchão
“Por mais um ano, vamos às ruas celebrar a data mais importante para a Bahia e uma das mais especiais para o Brasil, pois foi aqui que a independência do povo brasileiro foi consolidada, em 1823”, disse Carlos Muniz sobre o evento.
Pela tarde, o cortejo recomeça na Avenida Sete de Setembro e vai até o Campo Grande. Durante todo o percurso haverá a tradicional 'disputa' de fanfarras e baliza. Por volta das 15h haverá uma cerimônia cívica e às 16h deverá estar acontecendo a chegada dos carros dos caboclos na Praça 2 de Julho
O 2 de Julho celebra a Independência do Brasil na Bahia, em 1823, marcando o fim de um período de 17 meses de conflito entre as tropas brasileiras e portuguesas na então província da Bahia, após a proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.