O presidente Lula (PT) está com as barbas de molho por conta de um pedido de impeachment que foi protocolado contra ele na Câmara. Deputados dos partidos MDB, PSD e União Brasil, que fazem parte da base governista, também assinaram o requerimento. As siglas comandam, juntos, oito ministérios no governo federal. O MDB está à frente dos Transportes, Planejamento e Cidades. O PSD chefia Agricultura e Pecuária, Pesca, e Minas e Energia. Já o União Brasil comanda Turismo e Comunicações.
Pelo MDB, os parlamentares que apoiaram o pedido de impeachment foram Delegado Palumbo (SP) e Thiago Flores (RO). No PSD, quem deu a assinatura foi o Sargento Fahur (PR). Já no União Brasil, Rodrigo Valadares (SE) apoio à abertura do processo de afastamento de Lula.
No total, 48 deputados assinaram o pedido. Na lista, há representantes de oito partidos: PL, PP, PSD, Novo, Republicanos, MDB, Podemos e PSDB.
Para que um processo de impeachment seja instaurado na Câmara, é necessária a aprovação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).