Após a confusão envolvendo os deputados bolsonaristas Dr. Diego Castro (PL) e Leandro de Jesus (PL) com Olívia Santana (PCdoB), a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa (Alba) solicitou a abertura de um processo disciplinar contra os dois. O pedido enviado à presidência relata uma possível quebra de regras por parte de Diego e Leandro.
Em documento, as integrantes da comissão relatam que os parlamentares foram pra cima de Olívia com xingamentos e gritos, sem o uso das palavras em conformidade com o previsto no Regimento Interno.
Leia também:
Vereador chama de "irresponsáveis" mulheres que denunciam agressão
“Os atos cometidos pelos deputados configuram violação dos artigos 4º e 5º do Código de Ética Parlamentar, que especificam como incompatíveis com o decoro parlamentar comportamentos como abusar das prerrogativas constitucionais, perturbar a ordem das sessões, infringir regras de boa conduta e praticar ofensas físicas ou morais a outros parlamentares”, justifica o requerimento.
A Comissão dos Direitos da Mulher ainda protocolou uma moção com apoio e solidariedade à deputada e reafirmou a busca pela equidade de gênero e liberdade de expressão durante as atividades parlamentares.
“Este lamentável incidente vai contra os princípios fundamentais de respeito e igualdade que devem reger a convivência e o trabalho legislativo”, enfatizou o colegiado.