Os deputados baianos Elmar Nascimento (União) e Antonio Brito (PSD) estão buscando se abrir ao bolsonarismo em troca do apoio da bancada do PL, que conta com 95 parlamentares. O presidente do Republicanos e bispo da Igreja Universal, Marcos Pereira (SP), é outro nome que também busca influência do partido. Ambos querem suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara.
Segundo informações do O Globo, o PL estuda desistir da candidatura do líder do partido na Câmara, Altineu Cortês (RJ), e conseguir uma vaga como 1º vice-presidente. Todos os deputados na disputa já indicaram que aceitam a condição em troca de apoio. Brito, inclusive, chegou a se reunir com Bolsonaro e, na oportunidade, relembrou ao ex-presidente o trabalho que ele realizou no Congresso, aprovando pautas pró-bolsonaristas.
Leia mais:
Zambelli x Benedita: PGR não vê racismo em fala da deputada
Em tese, o 1º vice-presidente preside as sessões na ausência do presidente e assume o papel de segunda maior autoridade na Casa, garantindo maior influência para o seu partido. Atualmente, Marcos Pereira é o dono desse cargo.