29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Robinson Almeida - 08/05/2023, 20:02 - Da Redação- Atualizado em 08/05/2023, 20:30

Deputado propõe punição dura contra empresas que pratiquem racismo

Projeto de Lei prevê a aplicação de sanções

Deputado propõe linha dura contra racistas
Deputado propõe linha dura contra racistas |  Foto: Divulgação/Alba

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um Projeto de Lei que prevê a aplicação de punições contra empresas que sejam ‘pegas no pulo’ em atos discriminatórios de racismo e injúria racial, além de discriminação contra a população LGBTQIAP+ e portadores de alguma deficiência.

O projeto, que vem junto com a repercussão de um novo caso de tortura contra um casal de negros em uma unidade da Carrefour, defende a aplicação de multas às empresas, com pagamento dobrado a cada reincidência, além de sanções, como o impedimento de isenções, anistia e remissão de qualquer tributo estadual.

“As ocorrências semelhantes são inúmeras, noticiadas quase que diariamente pelos veículos de comunicação. É lamentável que 135 anos após o fim da escravidão no Brasil ainda sejam tão frequentes ações perpetradas por estabelecimentos comerciais, ou por prepostos destes, que resultam em atitudes de preconceito e discriminação de todo o gênero, especialmente as de tendência racista”, afirmou Robinson.

O PL Nº 24.880/2023 já tramita na Alba e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos; Defesa do Consumidor; de Finanças e Fiscalização; e de Constituição e Justiça.

exclamção leia também