25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Rapaz…. - 31/07/2025, 23:30 - Da Redação

Deputado pede entrega de maior honraria baiana para Eduardo Bolsonaro

Parlamentar também pediu uma moção de aplausos a Donald Trump

Proposta é de autoria do deputado Leandro de Jesus (PL)
Proposta é de autoria do deputado Leandro de Jesus (PL) |  Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu duas proposições do deputado estadual Leandro de Jesus (PL) que tem a ver com os últimos embates envolvendo Brasil e Estados Unidos. O parlamentar, vice-líder da oposição na Casa, apresentou uma moção de aplausos ao presidente dos EUA, Donald Trump, e um projeto de concessão da Comenda 2 de Julho ao deputado federal “autoexilado” Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Leia Também:

A moção de aplausos foi motivada pela decisão de Trump de aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A medida americana prevê sanções econômicas, como bloqueio de bens e contas nos EUA, além de restrições de entrada no país, e foi justificada pelo governo americano como resposta a supostas violações de direitos e perseguição política no Brasil.

Já a Comenda 2 de Julho, considerada a maior honraria do Estado da Bahia, foi proposta para Eduardo Bolsonaro em reconhecimento à sua atuação internacional na defesa de “liberdades civis e direitos fundamentais”, segundo a justificativa apresentada por Leandro de Jesus. O texto ressalta que o deputado tem se posicionado contra medidas judiciais que, na visão do autor, restringem a liberdade de expressão e afetam opositores políticos do governo federal e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"A Bahia precisa reconhecer quem luta pela liberdade e pelos direitos dos brasileiros. Donald Trump tomou uma atitude firme diante das arbitrariedades que têm ocorrido no país, e Eduardo Bolsonaro tem sido uma voz ativa na defesa do Estado de Direito. Essas homenagens são um símbolo de que não estamos calados diante das injustiças", afirmou Leandro.

exclamção leia também