Segundo duas fontes do PP, foi decidido que o deputado federal Mário Negromonte Júnior irá suceder João Leão como presidente do partido na Bahia. A reunião contou com a presença de deputados estaduais, federais e membros da Executiva estadual da sigla e ocorreu na sede do partido em Salvador, nesta segunda-feira (17).
Ainda não foi estabelecido por quanto tempo Mário ficará como presidente do PP na Bahia. Isso se deve ao fato de que Ronaldo Carletto, ex-deputado federal e sucessor de Negromonte Júnior, solicitou durante a reunião que o mandato do presidente seja reduzido de dois para um ano. A decisão será discutida pelos deputados federais junto à Executiva nacional do partido nesta terça-feira (18), cujo presidente é o senador Ciro Nogueira (PI).
Segundo o acordo estabelecido, é provável que Mário Negromonte Júnior assuma a liderança do PP durante as eleições municipais, caso o mandato de dois anos seja mantido. Em relação à Salvador, o partido pretende apoiar a reeleição do prefeito Bruno Reis (União), enquanto busca retomar a aliança com o PT. Essa missão também será realizada pelo novo presidente, que tem uma boa relação tanto com o governador Jerônimo Rodrigues quanto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. É importante ressaltar que os seis deputados estaduais do PP já fazem parte da base do Executivo estadual, assim como a maioria dos prefeitos da sigla.
Por outro lado, Ronaldo Carletto, amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Jaques Wagner (PT), foi encarregado de preparar o PP para as eleições estaduais e nacionais de 2026. O plano inicial é dar suporte para a reeleição de Jerônimo. Está previsto que a convenção para oficializar a nova liderança do PP na Bahia seja realizada no início de maio.