
O clima esquentou no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (6), e o motivo foi inusitado: o sapatênis. O deputado Gilson Marques (Novo-SC) se revoltou depois que Duda Salabert (PDT-MG) chamou o partido Novo de “bolsonarismo de sapatênis”.
Leia Também:
A provocação surgiu durante a discussão do Projeto de Lei 2.809/2024, que trata de políticas de conscientização sobre desastres climáticos. Duda alfinetou o Novo por tentar tirar a expressão “justiça climática” do texto.
“Olha que vergonha. O partido Novo, que é um bolsonarismo de sapatênis, quer retirar do texto a palavra ‘justiça climática’.
“Não há justiça social sem justiça climática”, disparou a deputada, dizendo ainda que o partido é “nanico”.
Gilson Marques não deixou passar. No microfone e depois nas redes sociais, ele respondeu o ataque dizendo que foi vítima de “sapatenisfobia”.
“Ora, logo a Duda, cujas escolhas estéticas todos conhecem. Basta olhar suas vestimentas pra avaliar o que é positivo ou negativo. Eu quero usar o calçado que quiser, assim como ela pode usar a roupa que quiser. Não vou criticá-la por isso”, retrucou o deputado.
