26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Valmir Assunção - 29/05/2023, 20:13 - Cássio Moreira

Deputado detona relator da CPI do MST: "Quer abrir a porteira"

Valmir Assunção (PT) está no colegiado que investigará ocupações do movimento

Valmir Assunção (PT) está no colegiado que investigará ocupações do movimento
Valmir Assunção (PT) está no colegiado que investigará ocupações do movimento |  Foto: Cássio Moreira/Portal Massa!

Membro do colegiado da CPI do MST, que investiga as ocupações feitas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST), o deputado federal Valmir Assunção (PT) detonou, nesta segunda-feira (29), o relator da comissão, Ricardo Salles (PL), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Jair Bolsonaro (PL).

Valmir, que esteve no Centro Histórico para o lançamento do Pronasci e da entrega de viaturas, afirmou que Salles pretende "abrir a porteira", em referência a uma fala do ex-ministro, e disse que a CPI tenta perseguir e criminalizar o movimento que busca reforma agrária.

"É o que ele (Salles) dizia quando era ministro, que ia abrir a porteira para destruir o meio ambiente. Agora ele quer abrir a porteira não só para destruir o meio ambiente, mas para destruir as organizações sociais que existem nesse Brasil", iniciou.

"Essa CPI do MST está trabalhando para perseguir os movimentos sociais, e não podemos aceitar que se faça isso. O Movimento Sem Terra faz ocupação em terras improdutivas, baseado na Constituição Federal [...] Se as terras são improdutivas, quer dizer que a pessoa não cumpre a Constituição Federal. Eles querem criminalizar porque perderam o governo, Lula ganhou com mais de 60 milhões de voto, e aí eles querem cassar esse direito de Lula ser o presidente de todos e todas. Eles querem continuar com esse discurso de ódio contra a democracia, perseguindo os movimentos sociais", disparou o ligado ao movimento, que ainda prometeu lutar na comissão para evitar a criminalização dos 'sem terra'.

"Nós vamos enfrentar isso na CPI todos os dias [...] O MST produz alimentos, é o maior produtor de arroz orgânico na América Latina, temos que mostrar isso para a sociedade [...] Não podemos criminalizar quem produz alimento", finalizou Valmir.

exclamção leia também