28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

INCLUSÃO SOCIAL! - 11/06/2024, 10:27 - Da Redação

Deputado baiano apresenta projeto pra auxiliar deficientes visuais

Jurailton Santos quer que equipamento que ajuda deficientes visuais sejam utilizados em espaços culturais

Deputado apresentou projeto ao Governo do Estado
Deputado apresentou projeto ao Governo do Estado |  Foto: Divulgação

O deputado estadual, Jurailton Santos (Republicanos), apresentou um projeto ao Governo do Estado, à Secretaria de Saúde e à Secretaria de Cultura, para que sejam disponibilizados ‘óculos inteligente’ para pessoas com deficiência visual. O "OrCam", equipamento de visão artificial com uma câmera inteligente de leitura instantânea de textos, permite que os deficientes visuais possam ler.

O parlamentar explica que o Governo do Estado adquiriu recentemente 1.398 equipamentos para alunos da rede estadual, com deficiência visual total ou baixa visão. Com isso, a ampliação do uso desse dispositivo em museus, centros culturais, bibliotecas e nas universidades do estado, será mais um mecanismo de inclusão desse público nas atividades culturais do estado.

“O equipamento tem sido uma realidade nas escolas públicas do nosso estado, mas a nossa ideia é ampliarmos para outros ambientes, com o intuito de promovermos mais acessibilidade e garantir direitos e condições de igualdade, além de proporcionar uma maior autonomia. Com os óculos inteligentes, é possível absorver muito mais conteúdo. É a tecnologia evoluindo para permitir que essas pessoas estejam em constante superação”, afirmou Jurailton.

exclamção leia também