O deputado estadual, Jurailton Santos (Republicanos), apresentou um projeto ao Governo do Estado, à Secretaria de Saúde e à Secretaria de Cultura, para que sejam disponibilizados ‘óculos inteligente’ para pessoas com deficiência visual. O "OrCam", equipamento de visão artificial com uma câmera inteligente de leitura instantânea de textos, permite que os deficientes visuais possam ler.
O parlamentar explica que o Governo do Estado adquiriu recentemente 1.398 equipamentos para alunos da rede estadual, com deficiência visual total ou baixa visão. Com isso, a ampliação do uso desse dispositivo em museus, centros culturais, bibliotecas e nas universidades do estado, será mais um mecanismo de inclusão desse público nas atividades culturais do estado.
“O equipamento tem sido uma realidade nas escolas públicas do nosso estado, mas a nossa ideia é ampliarmos para outros ambientes, com o intuito de promovermos mais acessibilidade e garantir direitos e condições de igualdade, além de proporcionar uma maior autonomia. Com os óculos inteligentes, é possível absorver muito mais conteúdo. É a tecnologia evoluindo para permitir que essas pessoas estejam em constante superação”, afirmou Jurailton.