27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Governo Lula - 28/12/2022, 11:10 - Da Redação

Deputada Sônia Guajajara será a primeira ministra dos Povos Indígenas

Parlamentar foi escolhida para chefiar a pasta que será criada no novo governo

Guajajara foi uma das três pessoas sugerias pela Apib para assumir a pasta
Guajajara foi uma das três pessoas sugerias pela Apib para assumir a pasta |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

A deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL) foi escolhida para ser a primeira ministra dos Povos Indígenas no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio deve ser feito nos próximos dias.

Em Brasília depois de passar o Natal em sua aldeia, Guajajara foi uma das três pessoas sugerias pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) para assumir a pasta.

Com a deputada federal não reeleita, Joenia Wapichana (Rede-RR), e o vereador de Caucaia-CE, Weibe Tapeba (PT), como opções, a definição do nome de Guajajara demorou mais que o previsto em razão da incerteza acerca do formato que o futuro ministério teria.

Durante a Transição, Lula chegou a cogitar a criação de uma secretaria especial ao invés de um ministério, mas a possibilidade foi duramente criticada por lideranças indígenas.

A escolha de Guajajara para o ministério desfalcará a bancada indígena no Congresso. Sem a presença de Joênia Wapichana (Rede-RR) na próxima legislatura, apenas Célia Xakriabá (PSOL-MG) será diretamente ligada ao movimento indígena na Câmara.

exclamção leia também