
A deputada federal Erika Hilton (Psol) se revoltou com o caso da jovem trans morta com um mata-leão em Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia, e teve o seu assassino liberado pela polícia para responder em liberdade, mesmo após levar o corpo da vítima para a delegacia e confessar o crime.
Leia Também:
Erika Hilton lamentou a morte brutal de Ryana em uma postagem feita no X (antigo Twitter) e afirmou que vai denunciar o delegado responsável pelo caso ao Ministério Público Estadual.
"Ryana, uma jovem de apenas 18 anos, foi sufocada até a morte com um mata-leão por um motorista de aplicativo, que levou seu corpo até a delegacia, confessou o crime e foi LIBERADO pelo delegado. Estou denunciando, ao Ministério Público Estadual, o assassino e o delegado" escreveu.
Deputada cobra respostas da Polícia Civil
Eleita como a primeira deputada federal transexual negra da história do Brasil, a parlamentar garantiu que vai cobrar esclarecimentos da Polícia Civil da Bahia sobre a conduta do delegado.
"O assassino confessou e falou seu motivo: ele a contratou para um programa e tinha medo de que o caso fosse exposto. Pro assassino, isso foi uma 'legítima defesa'. E, pro Delegado, isso foi o suficiente para liberá-lo. É, ou não é, um caso de transfobia institucionalizada? É, ou não é, a Polícia Civil da Bahia dizendo que está tudo bem matar determinadas pessoas?", apontou.
🚨 Ryana, uma jovem de apenas 18 anos, foi sufocada até a morte com um mata-leão por um motorista de aplicativo, que levou seu corpo até a delegacia, confessou o crime e foi LIBERADO pelo delegado.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) December 8, 2025
Estou denunciando, ao Ministério Público Estadual, o assassino e o delegado.… pic.twitter.com/A7KNPlxgEJ
O MASSA! entrou em contato com a Polícia Civil da Bahia para saber o posicionamento da instituição diante da denúncia e declaração da deputada Erika Hilton, mas não obteve respostas até o fechamento desta matéria.
Entenda o caso
Uma mulher transexual, identificada como Ryana, de 18 anos, morreu após ser estrangulada com um golpe de mata-leão na noite de sábado (6), em Luís Eduardo Magalhães. O suspeito é um motorista por aplicativo, de 19 anos, que colocou o corpo no carro e seguiu direto para a delegacia do município, onde contou o que aconteceu.
Segundo a Polícia Civil informou ao MASSA!, o rapaz se apresentou espontaneamente, confessou o crime e acabou liberado. A corporação explicou que, por ter comparecido por conta própria, ele vai responder em liberdade enquanto o caso segue em apuração.
No depoimento, o motorista relatou que ambos viajavam de Barreiras em direção a Luís Eduardo Magalhães quando começou uma discussão dentro do veículo. Foi nesse momento, segundo ele, que teria aplicado o golpe que tirou a vida da jovem.
