28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Visitinha do presida - 03/01/2024, 20:04 - Da Redação

De férias, Lula visita quilombo e ruínas de senzala; assista

Presidente passou virada do ano na Restinga da Marambaia

Presidente visita território quilombola
Presidente visita território quilombola |  Foto: Ricardo Stuckert/PR/Imagem ilustrativa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o descanso na Restinga da Marambaia, área comandada pela Marinha, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, para conhecer o quilombo que fica na reserva. O vídeo do encontro no Quilombo da Marambaia foi publicado no X, nesta quarta-feira (3).

Leia mais

Polícia pega suspeito de roubar médico de Lula

No post, Lula ainda diz que teve a oportunidade de conhecer as ruínas de uma senzala que existiu no local. O presidente petista ainda reforçou que o povo brasileiro não pode esquecer do sofrimento causado às pessoas negras e indígenas, escravizadas e violentadas de diversas formas por séculos.

"Visitei o Quilombo de Marambaia, no Rio de Janeiro. Conversei com as pessoas e pude ver as ruínas de uma senzala", iniciou Lula, que completou.

"Não devemos esquecer o que já aconteceu no nosso país, principalmente toda exploração e sofrimento causado às pessoas negras e indígenas. É assim que poderemos construir um Brasil melhor e mais digno para o povo", completou o presidente.

Apesar de estar sob controle da Marinha desde o século XX, a região em que o presida passou a virada do ano e os primeiros dias de 2024, ao lado da primeira-dama Janja, é também habitada por quilombolas remanescentes de negros escravizados.

Lula deve voltar à Brasília nesta quinta-feira (4).

exclamção leia também