
A celebração do 2 de Julho tem ganhando força a cada ano. Autoridades políticas têm reforçado a importância da data não só para a Bahia, mas também para todo o Brasil. Em entrevista ao Portal MASSA!, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) exaltou a Independência da Bahia e ressaltou a valorização do marco em todo país.
Leia Também:
Como prova deste pensamento, o político apontou a atitude do presidente Lula que propôs um projeto ao Congresso para que a data tenha reconhecimento nacional.
“Olha, eu penso que a cada ano o Brasil vai se dando conta que a independência se consolidou na Bahia, que o 2 de Julho é efetivamente um marco na consolidação da independência do Brasil. Foi aqui que teve luta, que teve guerra, que teve confronto direto. Foi aqui que simbolizou a expulsão definitiva dos portugueses. E o presidente Lula reconheceu isso ao encaminhar para o Congresso ontem um projeto para definir essa data como marco da consolidação da independência.”, disse.
Ainda de acordo com o parlamentar, a presença do presidente da República nas recentes celebrações é uma sinalização de valorização do 2 de Julho em todo país.
“A presença do presidente Lula aqui em anos seguidos também afirma essa compreensão do Brasil. Os baianos cada dia se conscientizam e absorvem isso como principal ato cívico da sua consolidação, da sua libertação, da afirmação do seu povo. Essa mistura de identidade política, cultural, cívica, que o 2 de Julho expressa, tem a cara do povo da Bahia, mas também do povo brasileiro”, afirmou Daniel Almeida.