24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

casa tá caindo - 18/08/2023, 11:57 - Da Redação

Cúpula da PMDF trocou mensagens comprometedoras sobre golpe

Troca de mensagens conspiratórias foram sobre as eleições de 2022

PF prendeu comandante da PMDF
PF prendeu comandante da PMDF |  Foto: Arquivo/Agência Brasil

Uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) feita contra os integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) mostra uma troca de mensagens conspiratórias sobre as eleições de 2022 e revela que oficiais envolvidos sabiam dos riscos dos atos marcados para o dia 8 de janeiro e não agiram como deveriam. As informações são do Metrópoles.

A dois dias do segundo turno das eleições de 2022, ocorreu um diálogo entre o atual comandante-geral da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves – que era subcomandante da corporação na data das ações golpistas – compartilhou com o então chefe da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, áudios que foram atribuídos de forma errada a Ciro Gomes, no qual fala em afastamento de “Xandão”, em referência ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Nos áudios, há uma falda da eleição de 2022, em que Jair Bolsonaro foi derrotado: “restabelecida (saída de Lula) a ordem, se afasta Xandão [sic], se afasta esses vagabundo tudinho [sic] e ladrão, safado, dessa quadrilha”. “Não admito que o Brasil vai deixar um vagabundo, marginal, criminoso e bandido, como o Lula, voltar ao poder”.

A mensagem diz ainda que o Exército teria preparado um golpe de Estado, que demandaria inicialmente um levante popular com “o povo nas ruas”.

No mesmo dia, o coronel Fábio enviou a fake news ao coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, então comandante do 1º Comando de Policiamento Regional, responsável pela segurança da Esplanada dos Ministérios.

Após a vitória de Lula nas urnas, em 1º de novembro, Casimiro enviou a Fábio um quadro com três alternativas contra a posse do petista: suposta aplicação do artigo 142 da Constituição Federal; intervenção militar; e intervenção federal por iniciativa militar.

Deu b.o

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (18) o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Klepter Rosa Gonçalves. Outros integrantes da corporação, como o ex-comandante Fabio Vieira, também são alvos. Ao todo sete mandados de prisão são cumpridos pela PF.

Além das diligências, outros integrantes da cúpula da PM à época do 8 de janeiro foram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob suspeita de omissão no dia dos ataques aos prédios dos três Poderes.

exclamção leia também