O humorista e vereador de Lauro de Freitas, Tenóbio (PL), participou de um bate-papo com o Portal Massa! nesta terça-feira (17). Durante a conversa, o edil, que foi reeleito para seu segundo mandato, comentou sobre sua oposição à prefeita Moema Gramacho (PT), seu personagem humorístico, e fez uma avaliação do trabalho realizado na Câmara Municipal.
Gabriel Bandarra, que ganhou notoriedade na internet e na política após criar o personagem Tenóbio, utilizava o humor para criticar problemas sociais. Sua popularidade cresceu na Região Metropolitana de Salvador, conquistando o público. Segundo o próprio vereador, esse sucesso foi essencial para que ele alcançasse o cargo que ocupa atualmente.
“Sem dúvida nenhuma foi providencial para que eu entrasse na política. Eu não tinha intenção de entrar na política quando comecei com esse personagem. Inclusive, passei por duas eleições e, nessas duas, não fui candidato. Fui convidado, mas chegou um momento em que percebi que, até para ter acesso a prédios públicos e informações, seria interessante estar dentro da política como parlamentar. Em 2020, fui candidato pela primeira vez em Lauro de Freitas, fui eleito já na primeira tentativa, graças a Deus, e o trabalho expandiu ainda mais. Montamos uma equipe maior para averiguar os fatos e denúncias que recebíamos. Usamos o Tenóbio como uma ferramenta para solucionar problemas na cidade de Lauro de Freitas e em outras cidades também”, explicou o vereador.
Leia mais:
Justiça condena ex-assessor de Bolsonaro por gesto racista
Fim da Novela! Pablo Roberto será vice-prefeito de Feira de Santana
Eleito e com vídeos expondo problemas em Lauro de Freitas viralizando, Tenóbio se tornou um dos principais opositores da prefeita Moema Gramacho e de sua base na Câmara Municipal. Ele comentou sobre a vitória de Débora Regis (União), a quem apoiou, e destacou as dificuldades iniciais que a nova prefeita enfrentará para revitalizar o município. Tenóbio afirmou que continuará fiscalizando e cumprindo seu papel como vereador.
“A gente lutou para que esse momento chegasse no município. A eleição de Débora Regis é algo que já vínhamos batalhando há bastante tempo. Apesar de ter se concretizado agora com a figura dela, nossa luta por mudança começou bem antes de sua candidatura ser definida. O que esperamos é uma gestão diferente, com melhor atendimento à população de Lauro de Freitas, algo que faltou durante as gestões de Moema Gramacho nos últimos 20 anos. Vamos cobrar que as promessas feitas durante a campanha sejam cumpridas. Continuarei vereador, cobrando o que é preciso, mas entendendo que Débora encontrará uma terra arrasada”, afirmou.
O vereador também avaliou seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Segundo ele, os primeiros quatro anos foram marcados por desafios, aprendizados e conflitos, incluindo trocas de acusações entre a base governista e a oposição, mas que sai mais maduro desses primeiros 4 anos.
“Eu avalio como um mandato com dificuldades. Não foi fácil. Quando estamos de fora, imaginamos uma coisa, mas, ao entrar, percebemos que as dificuldades são ainda maiores. Para aprovar um projeto, dependemos de outros vereadores, e há toda uma questão de convencimento. Infelizmente, na política, existem muitos acordos escusos, e eu não fiz nem farei nenhum acordo desse tipo”, afirmou.
A gente também teve um grande aprendizado em compreender melhor os anseios de outras partes da população e de outros vereadores, que representam diferentes segmentos. Foi um exercício de legalidade e princípios, mas com a necessidade de ceder em alguns momentos. Aprendi que compreender o outro não significa ser conivente ou acatar, mas é essencial para o processo político
Tenóbio
No segundo mandato, como o segundo vereador mais votado de Lauro de Freitas, Tenóbio promete continuar o trabalho de fiscalização, uma de suas marcas durante a gestão de Moema Gramacho. Ele também revelou o desejo de disputar uma vaga como deputado federal em 2026, embora não descarte a possibilidade de concorrer ao cargo de deputado estadual.
“Fomos o segundo mais votado e, com uma representatividade maior, sabemos que a responsabilidade também cresce. Continuarei com o trabalho de fiscalização, mas entendendo que é um novo governo. Precisamos dar tempo para que a prefeita realize o que prometeu, mas seguirei firme na fiscalização. Desde que entrei na política, sempre tive o desejo de ser deputado federal. Não sei se será desta vez, mas existe também a possibilidade de disputar para deputado estadual. Meu objetivo maior é chegar a ser deputado federal”, concluiu.