30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Vai começar - 03/04/2024, 18:28 - Da Redação

Conferência Estadual de CT&I reunirá representantes de toda Bahia

Evento visa analisar propostas das plenárias macroterritoriais e elaborar relatório final para impulsionar políticas de inovação no estado

5ª Conferência Estadual de CT&I reunirá representantes de todos os territórios da Bahia nesta quinta (4)
5ª Conferência Estadual de CT&I reunirá representantes de todos os territórios da Bahia nesta quinta (4) |  Foto: Gabriel Pinheiro / Ascom Secti

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está executando a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) com o tema "Por Uma Bahia Mais Inovadora”. O objetivo é promover o desenvolvimento de políticas públicas, científicas, tecnológicas e inovadoras mais eficazes na Bahia.

A primeira fase incluiu 11 plenárias macroterritoriais, com cerca de 3 mil participantes e mais de 1000 propostas. A próxima etapa será a conferência estadual, nos dias 4 e 5 de abril, em Salvador, com a abertura oficial no dia 4, às 18h, com a participação de cerca de 300 representantes eleitos nas conferências macroterritoriais. Até agora, a 5ª CECTI da Bahia é a maior do Brasil em termos de mobilização e representatividade.

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, o encontro encerra o trabalho realizado durante as plenárias do interior e da região metropolitana. "Estamos nos preparando para finalizar a 5ª CECTI. Com 11 plenárias macroterritoriais, esse processo foi enriquecedor, marcado por diálogos significativos que percorreram todos os territórios do estado. Juntamos representantes da academia, do setor produtivo, do setor público e da sociedade civil para dar voz às suas necessidades em CT&I. Agora, nos dias 4 e 5, os representantes eleitos contribuirão para a sistematização do documento final. Essas propostas serão essenciais para impulsionar essas áreas em nosso estado”.

O assessor de Planejamento e Gestão da Secti e coordenador Geral da 5ª CECTI, Edson Valadares, compartilha suas expectativas em relação ao evento. “Estou bastante otimista com o que está por vir. Nós fizemos as conferências macroterritoriais de forma brilhante, com aproximadamente 3 mil pessoas participando das discussões. Foram quase mil propostas apresentadas nos quatro eixos. Então, espero que esses quase 300 representantes eleitos possam aprofundar o debate e formular a melhor proposta possível para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em nosso estado”.

Novidades

O evento terá painéis dedicados a cada um dos quatro eixos temáticos, nos quais especialistas conduzirão debates. No segundo dia, os participantes discutirão e avaliarão as propostas sistematizadas em grupos correspondentes aos eixos. Após essa etapa, uma plenária final será conduzida para analisar as proposições apresentadas nos grupos e elaborar o relatório final da conferência.

Esse documento orientará a formulação da nova política estadual de ciência e tecnologia e atenderá as demandas da conferência nacional, que acontece entre os dias 04 e 06 de junho.

Serviço:

O que: 5° Conferência de CT&I

Onde: Fiesta Bahia Hotel - Av. Antônio Carlos Magalhães, 741

Bairro: Itaigara

Quando: 04 e 05 de abril, a partir das 8h30

exclamção leia também