27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Será? - 23/05/2025, 19:10 - Da Redação

Comandante nega participação de tropas em tentativa de golpe

Almirante Garnier foi acusado de colocar tropas à disposição caso fosse decretado estado de sítio

Bolsonaro colado com as Forças Armadas
Bolsonaro colado com as Forças Armadas |  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O atual comandante da Marinha, Marcos Olsen Sampaio, negou que as tropas das Forças Armadas estivessem à disposição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para aplicar um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. Olsen também garantiu que não houve ordens para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia Também:

“Em nenhum momento houve ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados para impedir os poderes constitucionais”, afirmou o comandante em depoimento nesta sexta-feira (23).

Na época, Olsen chefiava o Comando de Operações Navais, enquanto o almirante Almir Garnier era o comandante da Marinha. Segundo as investigações, Garnier teria colocado suas tropas à disposição caso fosse decretado estado de sítio.

Olsen depôs como testemunha de defesa de Garnier. Vale ressaltar que o então comandante da Marinha não compareceu à posse do presidente Lula e, atualmente, é um dos réus do chamado Núcleo 1 da trama golpista.

exclamção leia também