Com estreia de Flávio Dino, novo ministro do Supremo Tribunal Federal, o SFT retomará nesta quarta-feira (28) o julgamento sobre as chamadas sobras eleitorais que pode retirar o mandado de sete deputados.
Segundo o site O Globo, até então, a defesa para derrubar uma mudança nas regras das sobras, já conta com o apoio de três ministros. Outros dois votaram pela manutenção. Esse será o primeiro julgamento de Dino como ministro da 1ª Turma da Suprema Corte.
De acordo com o site o Globo, os políticos que podem ser afetados são Sílvia Waiãpi (PL), Sonize Barbosa (PL), Professora Goreth (PDT) e Augusto Pupio (MDB). Os outros são Lázaro Botelho (PP-TO), Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Lebrão (União Brasil-RO).
Segundo informações do SFT, a nova regra estabelece que só poderão concorrer às vagas não preenchidas, chamadas de sobras eleitorais, os partidos que tenham obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral, bem como os candidatos que tenham obtido votos em número igual ou superior a 20% desse mesmo quociente.