O trator do Centrão em seu habitual toma lá da cá pode passar por cima de Ana Moser. A ministra dos Esportes periga deixar a pasta a qualquer momento com o desembarque do bloco no Governo Lula. Na manhã desta quarta-feira (6), ainda era oficialmente desconhecido o assunto da reunião a portas fechadas entre o presidente e a medalhista olímpica, capitã da seleção brasileira de vôlei. já nos bastidores de Brasília, o tema do encontro teria sido o pedido de entrega do cargo.
Um dos desenhos de reestruturação da Esplanada, segundo Lauro Jardim de O Globo, prevê a saída da atleta para dar lugar a Silvio Costa Filho, do Republicanos. Não consta no histórico do pedagogo de Recife-PB, se ele sabe o que é uma bola. Outro caminho, apontado pela Jovem Pan, é que Lula teria combinado a demissão de Ana Moser para entregar a pasta ao Progressistas com a nomeação de André Fufuca (PP-MA), que também não tem familiaridade esportiva descrita na biografia, só que a sigla ainda consulta a bancada para avaliar o panorama.
Curiosamente, em julho deste ano o presidente teria garantido a Ana Moser que a reforma ministerial não a afetaria. "Não se preocupe, continue trabalhando", teria dito Lula na ocasião.
Antes da reunião com a ex-atleta, que por formação é engenheira civil e preside o Instituto Esporte & Educação há mais de uma década, Lula conversou com o ministro dos Portos, Marcio França e com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.