O presidente Lula (PT), que na semana passada, em Salvador, revelou um problema “na cabeça do fêmur”, deve passar por uma cirurgia até o mês de julho para corrigir o problema. O chefe do Executivo sente dores na articulação coxofemoral, também chamada de articulação do quadril, um membro parecido com uma bola, localizada na cabeça do fêmur. Ela se liga com o acetábulo do quadril, possibilitando o movimento da perna.
De acordo com o jornal O Globo, o próprio presidente está ciente da necessidade da operação e comenta com pessoas próximas que planeja realizá-la entre junho e julho.
Durante um evento na capital baiana, Lula chegou a brincar com o senador Otto Alencar (PSD-BA) — que é médico ortopedista — sobre a situação: “Eu estou com um problema na cabeça do fêmur, e você é ortopedista e sabe disso, porque você sabe que você tem que me curar, porque eu sou bom de bola, e não posso jogar mais”.
Se a cirurgia acontecer entre junho e julho, é possível que atrapalhe a primeira viagem do presidente ao continente africano. Está prevista a viagem a São Tomé e Príncipe, na África Central, onde Lula deve participar da Cúpula de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).