26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Temos um nome - 18/04/2023, 06:52 - Da Redação

Carmén Lúcia será relatora de denuncia contra Sérgio Moro

Definição do relator foi feita por meio de sorteio entre todos os ministros

Carmén Lúcia irá relatar caso de Moro
Carmén Lúcia irá relatar caso de Moro |  Foto: Arquivo/Agência Brasil

Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), irá relator a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR). Ele foi denunciado nesta segunda-feira por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes.

A definição do relator foi feita por meio de sorteio entre todos os ministros, com a exceção do próprio Gilmar, como é de praxe em casos que vão para o STF.

A denúncia da PGR é assinada pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, e teve como base o vídeo em que Moro aparece falando em “comprar habeas corpus” de Gilmar Mendes.

Lindôra afirma que Moro cometeu crime de calúnia contra o ministro ao sugerir o crime de corrupção passiva. Por isso, ela pede a perda do mandato do senador caso a condenação passe de quatro anos de prisão.

"O denunciado SERGIO FERNANDO MORO emitiu a declaração em público, na presença de várias pessoas, com o conhecimento de que estava sendo gravado por terceiro, o que facilitou a divulgação da afirmação caluniosa, que tomou-se pública em 14 de abril de 2023, ganhando ampla repercussão na imprensa nacional e nas redes sociais da rede mundial de computadores", diz a PGR.

O órgão também pede que seja fixado um valor mínimo para que Gilmar seja indenizado, "considerando os prejuízos sofridos".

exclamção leia também