
A militante Ana Carolina foi eleita presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Salvador com 75% dos votos válidos, na manhã desta segunda-feira (6). O Processo de Eleição Direta (PED) aconteceu neste domingo (7) por todo o país, com exceção de Minas Gerais.
Leia Também:
O PED de 2025 teve a maior mobilização dos militantes na história do partido na capital baiana. Ao todo, foram 3.664 votos válidos, sendo 2.611 votos para eleger Ana Carolina.
"Essa foi a eleição mais mobilizada da história do PT em Salvador. A votação que tive é a maior já registrada no PED na cidade, proporcionalmente também. É reflexo de uma grande unidade construída entre as forças políticas e sociais do partido, com diálogo direto com a militância, com as zonais e com os territórios populares", afirmou Ana Carolina após o anúncio do resultado.
A presidente eleita foi apoiada por diversas figuras políticas relevantes no cenário baiano e nacional, como o senador Jaques Wagner, o deputado federal Valmir Assunção, e os secretários de estado: Bruno Monteiro, Felipe Freitas e Afonso Florence.
A apuração que começou ainda na noite do domingo (6), na sede municipal do partido, no Rio Vermelho, teve o resultado apenas na manhã desta segunda. A chapa coletiva de Gilcimar, Marli e Petra, ficou com o segundo lugar.
PT estadual
Ainda não se tem o resultado das eleições estaduais. Contudo, o candidato ligado a Ana Carolina, Tássio Brito, também apoiado por Wagner, é o favorito para assumir o posto.
Tássio uniu as principais correntes do partido em prol da sua candidatura, que daria sequência a gestão do atual presidente, Éden Valadares, que preferiu não tentar a reeleição.