30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Partiu pro ataque - 04/11/2022, 11:29 - Everton Santos

Campanha de Lula tentará tornar Bolsonaro inelegível

Pelo menos duas representações serão feitas contra o atual presidente

Lula vai tentar a inelegibilidade do adversário
Lula vai tentar a inelegibilidade do adversário |  Foto: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Jair Bolsonaro que se cuide. A campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já estaria preparando a apresentação de pelo menos duas ações de investigação judicial eleitoral contra o atual chefe do Executivo por abuso de poder político e econômico que podem levá-lo à inelegibilidade.

Uma dessas representações tem como foco declarações de Bolsonaro que puseram em xeque o sistema eleitoral durante a corrida pelo Palácio do Planalto. A campanha estuda pode incluir nesta ação manifestações de bolsonaristas que bloquearam rodovias após o resultado eleitoral, incluindo agentes políticos do entorno do Bolsonaro que acabaram apoiando os atos, como os deputados eleitos Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

A outra ação focará em questões econômicas, entre elas os benefícios financeiros que o governo liberou durante o processo eleitoral, a exemplo da concessão de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

As ações deverão ser protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda na próxima semana, a mesma em que Lula desembarca em Brasília para iniciar à transição de governo.

De acordo com a CNN, fontes do PT, porém, julgam ser necessária a apresentação de mais duas ações após o resultado das urnas. A avaliação é que não há garantias de que no governo Lula possa haver mais manifestações semelhantes às que ocorreram nesta semana no país.

Lula vai tentar a inelegibilidade do adversário
Lula vai tentar a inelegibilidade do adversário | Foto: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

exclamção leia também