22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

EXCLUSIVO, PAI! - 04/08/2023, 11:05 - Cássio Moreira

“Câmara virou palco de violência de gênero”, dispara Sâmia Bomfim

Alvo de gordofobia, deputada fala sobre ataques sofridos dentro da Câmara

Deputada fala sobre ataque gordofóbico
Deputada fala sobre ataque gordofóbico |  Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Alvo de um ataque gordofóbico durante a sessão da quinta-feira (3) da CPI do MST, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol/SP) abriu o jogo, em papo exclusivo com o Portal MASSA!, nesta sexta (4). A parlamentar apontou um ambiente de violência política de gênero dentro do Congresso.

Leia mais

Presidente de CPI é gordofóbico com colega: "remédio ou hambúrguer?"

O presidente da CPI, Tenente Coronel Zucco (Republicanos), questionou em tom de ironia se a colega de legislatura queria um hambúrguer para se acalmar. Para Sâmia, que tem protagonizado embates com deputados, não só nas comissões, mas também no Plenário, o avanço de posturas misóginas é fruto da passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Planalto.

“A Câmara tem se tornado palco de violência política de gênero. Não é coincidência que se intensificaram atos machistas quando Bolsonaro assumiu o governo. Havia um estímulo institucional dessa violência e na eleição passada muitos deputados bolsonaristas foram eleitos nessa onda”, afirmou a deputada.

Sâmia completou e disse que seguirá com o trabalho na Câmara. A deputada, que está no segundo mandato, recebeu 226.18 votos no pleito de 2022. “Nós vamos seguir fazendo nosso trabalho e não nos calando diante do machismo”, finalizou a parlamentar.

Nas redes sociais, logo após o ocorrido, o autor da fala gordofóbica, Deputado Tenente Zucco, disse ser alvo de ataques desde o começo da CPI. “Desde o início dos trabalhos desta CPI, tenho sido alvo de ataques e ofensas de baixo nível por parte da base governista”, escreveu.

Sâmia acionou a Procuradoria-Geral da República para apurar a fala do parlamentar.

exclamção leia também