26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Relator se retou - 02/08/2023, 08:29 - Da Redação

Cajado pega firme para devolver Fundeb pro arcabouço

Relator do projeto na Câmara aponta decisão política do Senado

Deputado quer Fundeb dentro do arcabouço
Deputado quer Fundeb dentro do arcabouço |  Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Relator do arcabouço fiscal na Câmara, o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) deve cair novamente para os limites fiscais.

Segundo Cajado, a decisão da retirada do Fundeb do arcabouço no Senado teve um ‘dedinho’ político. Com as alterações feitas pelos senadores, o texto precisa voltar para a Câmara Federal.

“Por mim, bota tudo de volta. Isso tem impacto no resultado primário. Espero que os líderes não tenham posição política. Houve retirada dos gastos com ciências e tecnologia. Se fosse por mérito, eu também retiraria os fundos da Marinha e Aeronáutica, que fazem pesquisas”, afirmou Cajado, que continuou.

Leia mais

Cajado deve entregar texto do arcabouço fiscal nesta segunda

“Não sei se o colégio de líderes vai ou não ouvir essa questão política que o Senado ouviu. Vou ouvi-los e serei sensível aos argumentos deles”, finalizou o deputado.

O arcabouço fiscal, uma das principais pautas do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, tem a missão de substituir o atual teto de gastos, aprovado em 2017 no governo Michel Temer (MDB).

exclamção leia também