27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Cotado à reeleição - 29/07/2024, 12:12 - Wiliam Falcão e João Grassi - Atualizado em 29/07/2024, 12:28

Bruno Reis detalha medidas contra desigualdade social e promete avançar mais

Prefeito de Salvador concedeu entrevista coletiva no encontro de pré-candidatos para as eleições municipais de 2024

Bruno Reis acompanhado da vice Ana Paula Matos na entrevista coletiva
Bruno Reis acompanhado da vice Ana Paula Matos na entrevista coletiva |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

Durante entrevista coletiva no encontro de pré-candidatos para as eleições municipais de 2024, nesta manhã de segunda-feira (29), Bruno Reis falou sobre os problemas da desigualdade social em Salvador.

De acordo com o pré-candidato à reeleição, sua gestão trouxe diversas medidas importantes para assistir pessoas em situação de rua. Bruno afirma que fez algo inédito, dando oportunidade de emprego para esses cidadãos vulneráveis.

Leia mais:
Salvatech:Bruno Reis promete estúdio da Netflix na capital baiana
'Mão boba' de governador no bumbum de Michelle Bolsonaro repercute na web; assista

"A pandemia deixou diversas sequelas na sociedade, dentre as quais foi a questão das pessoas em situação de rua. Houve um crescimento significativo no Brasil e aqui em Salvador não foi diferente. Mas hoje temos um conjunto de medidas e um pacote social que nenhuma outra cidade do Brasil tem. Realizamos o censo, mapeamos essas pessoas, oferecemos o auxílio moradia, inclusive de 400 reais por tempo indeterminado, com kit moradia, entregando a casa mobiliada para todos aqueles que queiram sair da rua. Temos moradia assistida, temos os nossos abrigos, unidades de acolhimento. Salvador só tinha 100 vagas quando chegamos à prefeitura, hoje já oferecemos 1.700 vagas, inclusive vagas para dependentes de substâncias psicoativas, coisa que a prefeitura nunca fez no passado. Trazendo pessoas em situação de rua para trabalhar na prefeitura, umas 50 pessoas estão trabalhando na prefeitura", afirmou o prefeito.

Ainda segundo Reis, a capital baiana ainda segue precisando de muitos cuidados. Ele citou a pobreza como um grande problema não apenas da cidade, mas do estado da Bahia como um todo.

"Para aqueles que, por uma série de razões e motivos e muitos por problemas psicológicos, dependência do álcool ou da droga, que estão na rua, tem os restaurantes populares, inclusive na Cidade Baixa, ali na [Rua] Barão de Cotegipe. Inauguramos no dia 5 de julho, nesse mês, onde estamos oferecendo 400 refeições diárias, gratuitamente, sem precisar pagar um real. A cidade é muito pobre, todos os números que a gente faz quando a gente compara uma população, você vê que nós estamos lá nas últimas posições, estamos na realidade de um estado, que também é o estado mais pobre do Brasil, onde 50% da população do estado vive na linha da pobreza. Nesse cenário que a gente tem que navegar, temos que avançar e a prefeitura tem feito um esforço enorme para mudar essa realidade e os números estão aí", disse.

"Para resolver definitivamente os problemas históricos que estão instalados durante 475 anos, duas gestões, três gestões, ainda enfrentando três anos de pandemia, não é uma missão fácil, mas a cidade avançou, melhorou muito, temos legados em todas as áreas. Temos condições de garantir, primeiro que ela não recue, não retroceda, e que possa avançar ainda muito mais", finalizou Bruno Reis.

exclamção leia também