A um dia da festa de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a área central de Brasília mostra grande movimento de turistas vindos para celebrar o domingo na Esplanada dos Ministérios. A cidade começa a ganhar cores, rostos e sons do grande evento, apesar do pesado esquema de segurança e restrições de acesso coordenados pelas forças policiais.
A região hoteleira da capital está com lotação quase completa e os shoppings vizinhos abriram mais cedo, por volta das 9h, para receber os visitantes. A chuva forte da noite deu lugar ao céu nublado, permitindo a circulação de manifestantes em pequenos grupos.
Com a maioria usando camisetas vermelhas ou alusivas a Lula, eles fizeram caminhadas pelo Plano Piloto até a Ponte JK e entoavam slogans e músicas de campanha quando cruzavam com veículos estampados e eram estimulados por buzinas. Ambulantes também aproveitam para vender toalhas com a figura do presidente eleito e bandeiras do Brasil.
Por volta das 10h, um cortejo de vans escoltado pela Polícia Federal foi visto na entrada da Praça dos Três Poderes, levando agentes envolvidos com a segurança dos locais.
No sábado, 30, foi feito o ensaio do roteiro da posse, que inicia com o corte do Rolls-Royce levando Lula e a primeira-dama. Ainda há dúvidas se o veículo principal será substituído por um outro blindado. Também não se sabe como será a entrega da faixa presidencial, que não será feita pelo atual presidente nem por seu vice.