
Desde novembro, 1.063.127 novos eleitores se alistaram para votar nas próximas eleições.Com a possibilidade de tirar o título de eleitor pela 1ª vez, realizando o alistamento eleitoral após reabertura do cadastro, diversos serviços também voltaram a ser oferecidos aos cidadãos. Sendo assim, é possível alterar local de votação, incluir necessidade de atendimento especial, solicitar transferência de domicílio eleitoral, entre outros.
No mesmo período, que é desde o último mês de novembro até agora, 847.359 eleitoras e eleitores solicitaram a revisão de dados para finalidades como regularizar o documento cancelado. 64.655 pessoas pediram a 2ª via do título de eleitor e quase 600 mil eleitores fizeram a transferência do local de votação.
A faixa etária de 18 a 20 anos foi a que mais solicitou novos títulos, com 490.029 pedidos de alistamento eleitoral. Já o público de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, registrou mais de 214 mil requerimentos de alistamento eleitoral no período.
O cadastro eleitoral só é finalizado 150 dias antes das próximas eleições, para preparação logística da votação, de acordo como prevê o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). No período, nenhuma alteração pode ser feita nos títulos de eleitor.
A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral consolide os dados do eleitorado apto a votar e tome providências fundamentais à realização do pleito, como a organização dos locais de votação e impressão dos cadernos com os dados dos eleitores de cada seção.