A BR-116 Norte, na altura do bairro Cidade Nova, no município de Feira de Santana, foi tomada por um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). O protesto aconteceu na tarde desta segunda-feira, 31. De modo geral, eles contestaram o resultado do segundo turno das eleições 2022, realizadas no último domingo, 30, que apontou vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Assim como no estado da Bahia, a manifestação ocorre em outros estados, e exemplo do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Roraima e Pernambuco.
Na cidade de Feira de Santana, o ato já congestiona o movimento regular o trânsito e gera um aglomerado de carros engarrafados. A via está com a presença de pneus em chamas e manifestantes com faixas levantadas, o que bloqueia a passagem no local.
Ainda neste dia, um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial rodoviário federal garantindo que não multaria bolsonaristas que bloquearam a rodovia BR-470 na região entre Blumenau (SC) e Rio do Sul (SC).
“O que eu tenho a dizer nesse momento é [que] a única ordem que nós temos é para estar aqui com vocês, só isso”, comentou um outro agente da PRF. Os bolsonaristas reagiram com aplausos, asso, palmas e gritos.