
A condição de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não é nada boa. A perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal (PF), apontou que o político tem hérnia inguinal bilateral e vai precisar passar por uma cirurgia para tratamento.
Leia Também:
"Diante do exposto, essa Junta Médica pericial conclui que o periciado JAIR MESSIAS BOLSONARO é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo", diz trecho do documento.
O mesmo boletim informa que a situação do ex-presidente, que cumpre pena por tentativa de golpe de estado, é de "piora progressiva", devido o "aumento da pressão intraabdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica".
"O periciando vem se queixando de soluços frequentes e de desconforto inguinal. Em 16/08/2025, o exame tomográfico do abdome não havia detectado alterações herniárias na parede abdominal. Em 07/11/2025 foi descrito em relatório o quadro de hérnia inguinal unilateral, realizado clinicamente, e que se manteve no relatório de 09/12/2025. A ultrassonografia de 14/12/2025 e o exame físico realizado por esses peritos signatários confirmaram o diagnóstico de hérnia inguinal bilateral", informa o laudo.
A perícia médica foi realizada na última quarta-feira (17), no complexo da Superintendência Regional da Polícia Federal, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O laudo foi encaminhado ao juiz.
