Nas eleições municipais de 2024, o nome "Bolsonaro" vai além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e surge como escolha de urna para diversos candidatos a vereador pelo Brasil. Entre eles, Marqsuel Cleiton Rosa Ramos, que concorre a uma vaga na Câmara de Vereadores de Lajedinho, na Bahia, e Laurindo Pereira Tavares Filho, que disputa um assento na Câmara Municipal de Barreirinha, no Amazonas.
A estratégia de vincular seu nome ao do ex-presidente pode ter releção com a popularidade mantida por Jair Bolsonaro em algumas regiões do Brasil. Marqsel e Laurindo são os únicos candidatos no Brasil a adotar apenas o sobrenome Bolsonaro como alcunha eleitoral, mas já ainda outros 78 candidatos pelo Brasil que adicionaram o sobrenome do presidente ao seu.
Leia mais:
Pesquisa AtlasIntel/A TARDE aponta reeleição de Júnior Marabá em LEM
Diogo Medrado deixa governo para coordenar campanhas em municípios baianos
No caso do candidato do Amazonas, o curioso é que, apesar de usar o nome do ex-presidente para se promover eleitoralmente, ele já fez críticas públicas a Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Em um post compartilhado em outubro de 2022, às vésperas das eleições presidenciais, Laurindo alertou sobre um "falso Messias" que muitos cristãos seguiriam, acompanhando a mensagem de uma montagem com imagens de Jair Bolsonaro e figuras como Olavo de Carvalho e Alan dos Santos.