25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS - 16/10/2022, 09:32 - Tabitha Gomes - Atualizado em 16/10/2022, 10:13

Bolsonaro pede a cassação de Janones, Lula e Alckmin por fake news

Bolsonaro afirma que chapa petista se beneficia de abuso, e quer que o TSE suspenda redes do deputado

Foto: Reprodução/poder 360
Foto: Reprodução/poder 360 |  Foto: Foto: Reprodução/poder360

O candidato a reeleição neste segundo turno, Jair Bolsonaro (PL) pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a cassação de André Janones (Avante), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB). Advogados do Presidente declaram que Janones é uma “fábrica de fake news” contra Bolsonaro. E afirmam que ele abusa dos meios de comunicação, pedindo assim que os perfis do deputado eleito sejam suspensos até o fim do 2º turno da eleição.

De acordo com a argumentação, os presidênciaveis Lula e Alckmin na vaga de vice tem benefícios eleitorais da conduta de Janones e conhecimento da forma de agir do deputado. Ainda sim a possibilidade de cassação política tanto dos candidatos a presidência e vice-presidencia quanto deputado Janones é pequena.

Campanha de Bolsonaro afirmam que :, “Tem-se que André Janones, integrante graduado da campanha do candidato Lula, organizou verdadeira cruzada eleitoral contra o candidato Jair Bolsonaro, mediante o compartilhamento massivo, sistemático e coordenado de conteúdos caluniosos, difamatórios, falsos e descontextualizados”, afirma a campanha de Bolsonaro.

Advogados de Bolsonaro abrem petição alegando que os conteúdos de Janones se dividem em 4 Formas: “Sabidamente inverídico”, “ofensivo à honra”, “voltado à redução da eficácia de decisões judiciais” e “depreciativo à atuação do Judiciário e de advogados adversários”.

com alguns trechos em letras maiúsculas, os autores Jurídicos da campanha de Bolsonaro declaram que: “Consoante já demonstrado, está-se diante de enorme estrutura de desinformação coordenada, que conta com todos os perfis de redes sociais de André Janones, com centenas, quiçá milhares de publicações ofensivas a Jair Bolsonaro. Trata-se de uma verdadeira FÁBRICA DE FAKE NEWS, com produção massiva, ordenada e sistemática, voltada a OFENDER e DESINFORMAR no atacado. Derrubar as redes sociais de Janones até o encerramento das eleições significaria, verdadeiramente, desarmar um criminoso digital, que atenta contra a democracia, o processo eleitoral, a lisura e legitimidade das eleições de 2022. Como ele mesmo reconhece, seria um bem à democracia, estancaria, de forma necessária e efetiva, verdadeiro crime continuado perpetrado contra o próprio eleitor!”

A Aliança entre Lula e Janones se iniciou no começo de agosto. Deputado federal reeleito por Minas Gerais, era pré-candidato a presidente da República. Janones é um político que demonstra dominar bem as redes sociais, algo raro no entorno de Lula. Ele não participa do núcleo oficial da campanha presidencial, ocupado principalmente por petistas que acompanham o candidato ao segundo turno há décadas. O deputado tem se revelado como fiel protetor da agenda lulista nas redes sociais.

exclamção leia também