O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez questão de botar ordem na casa nesta sexta-feira (1º). Em entrevista à Revista Veja, Bolsonaro descartou o nome de Tarcísio e afirmou que é o único candidato de direita que pode derrotar o presidente Lula (PT) em 2026.
“Falam em vários nomes, Tarcísio, Caiado, Zema… O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, garantiu Bolsonaro.
Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após ataques e mentiras contra o sistema eleitoral. No entanto, o ex-presidente segue sem descartar sua candidatura e garantiu que irá seguir tentando recursos para garantir sua elegibilidade, até o final.
“Eu pretendo disputar 2026. Não tem cabimento a minha inelegibilidade (…) As alternativas são o Parlamento, uma ação no STF, esperar o último momento para registrar candidatura e o TSE que decida. Não sou otimista, sou realista, estou preparado para qualquer coisa”, disparou o ex-presidente.
Leia mais:
Alunos revelam quem é Alexandre de Moraes na sala de aula; confira
Jerônimo sugere que modelo de segurança da Bahia seja utilizado no Brasil
Os planos de Bolsonaro podem atrapalhar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é cotado como favorito a disputar a presidência caso o ex-presidente não tenha condições.
O caso se assemelha com o de Lula em 2018, que mesmo preso, era considerado o candidato do PT até o TSE indeferir a candidatura do atual presidente, obrigando o partido a escolher, de última hora, o vice Fernando Haddad como candidato da chapa.