28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Foi Golpe! - 18/02/2025, 22:37 - Da Redação

Bolsonaro e mais 33 são denunciados ao STF por trama golpista

A Procuradoria-Geral da República (PGR) formalizou a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas nesta terça-feira (18)

Ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do ex-ministro Augusto Heleno
Ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do ex-ministro Augusto Heleno |  Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

A denúncia pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa foi submetida ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (18) pela PGR. A acusação também se estende a outros militares, como Mauro Cid e Walter Braga Netto, ambos ligados ao governo do ex-presidente.

Leia Também:

A Procuradoria baseou as acusações no inquérito da Polícia Federal que, em novembro do ano passado, indicou Jair Bolsonaro e seu ex-ministro, o general Braga Netto, como os líderes da “trama conspiratória armada e executada contra as instituições democráticas”. O chamado inquérito do golpe concluiu que existia uma trama golpista para impedir o atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e outros acusados viram réus e passam por uma ação penal no Supremo. O regimento interno da Corte diz que as duas turmas do STF julgam ações penais, mas, como o relator Alexandre de Moraes faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que a denúncia contra Bolsonaro mostra uma “organização criminosa estruturada” que visava impedir a vontade popular de ser concretizada de forma democrática, quando o atual presidente Lula o derrotou nas urnas.

“A organização tinha por líderes o próprio presidente da República e o seu candidato a vice-presidente, o general Braga Netto. Ambos aceitaram, estimularam e realizaram atos tipificados na legislação penal de atentado contra o bem jurídico da existência e independência dos Poderes e do Estado de Direito democrático”, afirmou Gonet.

exclamção leia também